REUNIÕES DE PLANEJAMENTO PARA CAPACITAÇÃO DE GESTORES E MONITORES

 A Coordenação do Projeto Pé de pincha participou hoje (4/3/2015) pela manhã, da reunião na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas - SDS, com analistas Rodrigo Tawada e Maria do Carmo G.Pereira do Centro Estadual de Unidades de Conservação - CEUC. A reunião teve por objetivo discutir as metas e o planejamento das ações de conservação e monitoramento de quelônios nas Unidades de Conservação - UC do Estado, e que fazem parte do Programa de Monitoramento da Biodiversidade em UC (PROBUC) no ano de 2015. O Projeto Pé de pincha é um programa de extensão e pesquisa da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, que há 15 anos trabalha na capacitação de comunidades para o trabalho de proteção comunitária de tartarugas e tracajás, e que é patrocinado pela Petrobras, através de seus programas socioambientais.

Desde 2006, o Pé-de-pincha trabalha em parceria com o CEUC nas capacitações e execução da conservação de quelônios do PROBUC, que é um dos maiores programas de monitoramento da biodiversidade em todo mundo (apoio da Fundação Moore e ARPA). O Pé de pincha atua com o Probuc na proteção dos quelônios da RDS Uacari, PArest Rio Negro Setor Norte, RDS Igapó Açu, APA Nhamundá/Guajuma, Floresta e Resex Canutama, Floresta Maués e RDS Madeira. Diante das inúmeras demandas para que o Pé de pincha ajude as comunidades do Amazonas a protegerem os quelônios de sua região, em 2015, segundo o coordenador do projeto Paulo Andrade continuarão sendo desenvolvidas as ações de capacitação através de cursos de monitores de praia e para gestores de UC, devendo serem realizados cursos e oficinas na Flona Tefé (março), Resex Ituxi (Lábrea em abril), RDS Puranga-Conquista (Rio Cuieiras em Maio) e RDS Madeira (Borba/Manicoré em Maio). Além disso, serão oferecidos dois cursos de conservação e monitoramento de quelônios para 30 gestores ambientais (um em junho e outro em agosto). Essas ações visam ampliar o número de pessoas capacitadas para os trabalhos de proteção e atender as necessidades das comunidades, para a execução e acompanhamento da proteção dos quelônios.

No dia 27/02, sexta passada, o coordenador Paulo Andrade, já havia reunido com os analistas Walmir e Cristina do Projeto Quelônios da Amazônia - PQA do IBAMA para tratar do planejamento das ações conjuntas no ano de 2015, sendo definidas ações em Itamarati, Canutama e Juruá. Seguindo a ideia de capacitar mais pessoas para, junto com o Pé de pincha, conseguirem ajudar mais comunidades na proteção dos quelônios, ficou acertado a realização de oficinas e cursos para Tonantins, Jutaí, Fonte Boa e Japurá. Com isso o Projeto Pé de pincha estará aumentando sua área de abrangência para 27 dos 62 municípios do Estado do Amazonas, ajudando milhares de ribeirinhos a proteger as tartarugas e tracajás de suas comunidades.

O Projeto Pé de Pincha conta com o ‪#‎PatrocínioPetrobras‬ através do Programa Petrobras Socioambiental.

REUNIÕES DE PLANEJAMENTO PARA CAPACITAÇÃO DE GESTORES E MONITORES
REUNIÕES DE PLANEJAMENTO PARA CAPACITAÇÃO DE GESTORES E MONITORES
Compartilhe com seus amigos!

Onde estamos

Parceiros

Pinchinha